sexta-feira, 7 de março de 2014

ESTRADAS: PRF registra 138 acidentes durante o Carnaval




Seis pessoas morreram durante os sete dias de operação especial da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no período de Carnaval. Se comparado com os números do ano anterior, um pequeno crescimento foi registrado, quando, em 2013, quatro pessoas morreram. Neste ano, o total de acidentes chegou a marca de 138 casos, que resultaram em 51 feridos e envolveram 146 veículos. O que chamou atenção para este ano foi que todos os casos fatais envolveram usuários de motocicletas, o que revela a fragilidade e exposição dos seus condutores, aliados à imprudência.
Dos 138 acidentes que ocorreram nas rodovias federais que cortam Pernambuco, 35% aconteceu na BR-101, que liga a Região Metropolitana as praias, e 32% na BR-232, que vai para o interior do estado. Os tipos mais frequentes de incidentes foram colisão traseira, lateral e transversal. Durante a operação, 25 pessoas foram presas, sendo que 13 foram detidas por dirigir em estado de embriaguez. As demais foram por outros crimes como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada, mandados de prisão, porte ilegal de entorpecentes, entre outros.
“O número de acidentes cresceu, em relação ao ano passado, mas houveram alguns fatores. Primeiro a operação durou um dia a mais e temos que considerar o crescimento da frota de veículos. De fato, houve um acréscimo, mas o número de feridos diminuiu. Os acidentes acontecem, em sua maioria, por imprudência”, pontuou o inspetor da PRF, Éder Rommel, PORTAL GN GRAVATÁ.