terça-feira, 24 de julho de 2012

SDS anuncia aumento para policiais e melhorias estruturais; Bezerros receberá melhorias nos atendimentos

   Em meio à greve por tempo indeterminado decretada pelos policiais civis do estado nesta segunda-feira (23), o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, anunciou alterações no Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) que passarão a vigorar a partir de 1º de agosto. Aumento salarial para os servidores em até 272%, redistribuição e ampliação dos quadrantes de segurança, aumento no número de viaturas para a Patrulha Escolar, incremento na atuação da Força Tarefa de Homicídios e Proteção à Pessoa, reforço nas ações de salvamento dos bombeiros e também no atendimento aos cidadãos nos plantões das delegacias são algumas das medidas previstas. As novidades representam um aumento de 32% no orçamento do PJES anual. Anteriormente, eram gastos R$ 59 milhões. A partir de agosto, a quantia passa a ser de R$ 78 milhões.

Para os servidores, a novidade mais esperada era o reajuste, uma das reivindicações do comando de greve. O aumento para os que aderiram ao PJES será de 179% para praças e agentes de segurança penitenciária, de 272% para agentes de polícia, escrivão, auxiliar de perito, perito papiloscopista e agente de segurança penitenciária, e de 227% para delegados, peritos criminais e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A Secretaria de Defesa Social também dobrou o número dos quadrantes de segurança. Serão mais 20 na Região Metropolitana e outros 30 no interior. Com a redistribuição dos policiais, os municípios de Arcoverde, Belo Jardim, Cabrobó, Carpina, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maraia da Boa Vista, Serra Talhada, Surubim e Vitória de Santo Antão também serão beneficiados.

A Patrulha Escolar, que só possuía 10 viaturas, receberá um incremento de 200% e passará a circular em 30 veículos pela Região Metropolitana do Recife.

Para o Corpo de Bombeiros, as alterações se refletem no ganho de mais um militar nas equipes que compõem as 14 guarnições do auto-resgate, o aumento de dois bombeiros nas equipes de plantão dos sete grupamentos de incêndio, o aumento nas fiscalizações de vistoria técnica e a ativação de mais uma dupla de moto-resgate.

Também haverá reforço nos atendimentos aos cidadãos nas delegacias, com a criação de 23 plantões em Porto de Galinhas, Peixinhos, Jaboatão dos Guararapes, Uniprecca, além de plntões para atendimento à mulher em Caruaru, Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão), Nazaré da Mata, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Palmares, Bezerros, Cupira, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Floresta, Salgueiro e Araripina. Também serão instituídos mais cinco plantões móveis para demandas emergenciais ou sazonais.