quinta-feira, 28 de junho de 2012

MST ocupa agências do BNB em Bezerros e Pesqueira





Trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na manhã de hoje as agências do Banco do Nordeste nos município de Bezerros e Pesqueira. O objetivo do protesto é denunciar a situação de emergência vivida nos assentamentos e comunidades rurais do semiárido do Nordeste na pior seca que atinge a região nos últimos 30 anos.

Os sem terra se queixam da falta de políticas estruturantes para convivência com o semi-árido e de políticas concretas e eficientes de combate aos efeitos da estiagem. Os manifestantes denunciam a burocracia exigida para a obtenção do crédito estiagem, dificultando o acesso por grande parte das famílias. Além disso,  segundo Jaime Amorim, da Direção Estadual do MST,  o crédito tem que contar com propostas de investimentos estruturadores, além do custeio emergencial.

Esta manhã, um grupo da direção estadual do MST está reunido com representantes do BNB em Pernambuco. Além das questões da seca, a pauta reivindica crédito para a estruturação da produção irrigada nas áreas com potenciais; fomento especial para estiagem, no valor de R$ 4 mil por família; acesso a recurso para a construção de cisternas; e a criação de assentamentos em todas as áreas ao redor dos canais da transposição do Rio São Francisco, conforme compromisso já assumido pelo Ministério da Integração Nacional.

Ao todo, segundo dados das defesas civis estaduais, mais de 750 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem e mais de 4 milhões de pessoas estariam em áreas diretamente afetadas. Só em Pernambuco, já são 72 cidades em situação de emergência.