Embalados por belas músicas executadas pela Banda de Música do 4º Batalhão, os entusiásticos fiés chegavam para recepcionar na última sexta-feira (20), às 16h, a Cruz Peregrina, símbolo da Jornada Mundial da Juventude, e do Ícone de Nossa Senhora, na sede do 4º BPM, que fora escolhido como marco da chegada dos símbolos à Caruaru.
Ao chegar à unidade militar, os símbolos receberam a saudação do padre Bianchi, que também cumprimentou a delegação responsável pelo acompanhamento. Na sequência, policiais militares levaram os símbolos solenemente em forma de marcha até o local da acolhida, sendo referendadas no caminho pelos jovens fiés que ficaram de joelhos. Uma queima de fogos selou a recepção inicial.
O evento teve na sequência as palavras de boas vindas do bispo diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, do Comandante de Policiamento do Agreste I (CPA-I), coronel Luiz Aureliano, da secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra e da representante da Diretoria Municipal da Juventude, Michele Pereira. E como representação típica da Capital do Agreste, houve a apresentação de um trio pé de serra.
Também prestigiaram a recepção aos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, o vice-prefeito da cidade, Jorge Gomes, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, e os juízes Gleydson Gleber e Silvia Virgínia.
. A cruz peregrina depois da acolhida no 4º BPM, teve passagens ainda pelo Hospital Regional, pelo Presídio Juiz Plácido de Souza, além do Marco Zero de Caruaru, onde houve a concelebração eucarística, com sequência de shows e apresentações culturais. No final da noite, uma luminosa caminhada de fiéis se dirigiu até o Monte Bom Jesus, de onde concluíram suas passagens por Caruaru com uma benção à cidade e à Diocese local.
A CRUZ PEREGRINA E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA |
Em 2003, a Cruz passou a ser acompanhada pelo Ícone de Nossa Senhora. Considerados símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), esta é a primeira vez que estão peregrinando pelo Brasil, onde têm arrastado multidões por onde passam.
Fonte: Blog do Adielson Galvão.